Arte Pará completa 40 anos de resistência e de incentivo à arte e educação

A Fundação Romulo Maiorana apresenta a 40a edição do Projeto Arte Pará 2022. Além da mostra competitiva e nacional, cuja seleção já ocorreu, a edição reúne mulheres artistas convidadas da Amazônia Legal. São elas: Lucia Gomes (PA), Edvania Câmara (PA), Walda Marques (PA), Keila Sankofa (AM), Silvana Mendes (MA). Neste ano, o projeto irá homenagear a fotógrafa paraense Elza Lima.

Com curadoria geral de Paulo Herkenhoff e as curadoras adjuntas Laura Rago, Roberta Maiorana e Vânia Leal, o conjunto das obras reunidas traz o discurso simbólico a partir de valores regionais, de pautas identitárias, ecológicas e socioculturais e do histórico conceito de “visualidade amazônica”.
O foco está nos grupos minorizados que passaram a ocupar o centro do debate na produção artística e intelectual, nas práticas curatoriais e na pesquisa crítica. Evocar essa discussão é uma maneira de recontextualizar permanentemente uma série de problemas históricos e sociais que foram silenciados e reprimidos. O primeiro objetivo do 40o Arte Pará é promover um recorte significativo das mulheres artistas da Amazônia, projeto que surgiu em 2020, mas que não pôde ser realizado em função da pandemia de covid-19. O segundo é elaborar novas diretrizes institucionais que ampliem a representatividade de gênero, raça, religião, orientação sexual e grupos historicamente marginalizados.

A missão do 40o Arte Pará é romper com os rótulos de uma visão única mediante a indicação de diferentes modos de ver e representar o mundo para assim desestabilizar processos ideológicos e estruturais, desconstruindo narrativas e pensamentos dominantes.
“Em tempos de profundas crises política, social e financeira do país, o Arte Pará reaviva a tarefa de mobilizar a Amazônia em torno da produção simbólica da cultura e de suas possibilidades de pensar a sociedade. Em tempos de crise, [como] proclama o crítico Mário Pedrosa: ‘é preciso estar com os artistas”, afirma Paulo Herkenhoff, curador geral do Arte Pará.

Serviço
Casa das Onze Janelas
Abertura: 22 de setembro
Horário: 19h30

Visitação: 23/9 — 30/12
Casa das Onze Janelas

Scroll to Top