Com alegria fazemos parte da nova edição do Pivô Satélite, sala expositiva dentro do site do Pivô, criado em 2020.

Para a curadoria do Satélite 2023, o Pivô convidou o Arte Pará (Brasil) e o UV Studios (Argentina), duas instituições importantes no cenário latino-americano. 

Os primeiros artistas que ocupam plataforma são Ramon Reis (BR) e a dupla Emilio Bianchic (UY) e Florencia Rodriguez Giles (AR).

Os filmes lançados são– Parte 1 de ‘Viriandeua-Virianduba’, por Ramon Reis [a parte 2 será lançada nos próximos meses]

A partir de caminhos traçados na experiência individual, a ancestralidade sinalizou o discurso que está presente tanto em Corpo (In)Finito? – Prólogo [Insurgências] quanto em Ensaio Viriandeua-Virianduba, apresentado no Pivô Satélite, que traz o corpo-território de Ramon constituído de vínculos estabelecidos na Amazônia Atlântica, na cidade de Salinópolis, sua terra natal, que fica aproximadamente a 210 quilômetros da capital, Belém, no Pará’, trecho de Vânia Leal, curadora do Arte Pará. 

_‘Ronquidos Oceánicos II Insomnia’, por Florencia Rodriguez Giles e Emilio Bianchic.

‘Ronquidos Oceánicos é um projeto que começou em 2017, concebido por Florencia Rodriguez Giles e Emilio Bianchic, com a intenção de explorar o mundo subaquático e suas conexões com o inconsciente. A primeira experiência foi filmar sob o Mar Vermelho, e o resultado foi apresentado durante a Bienal de Performance de Buenos Aires, em 2019. […]

Em 2022, eles foram convidados pela Palm Heights Residency a visitar as Ilhas Cayman para dar continuidade ao projeto. A viagem deu origem a Ronquidos Oceánicos II Insomnia, apresentado no Pivô Satélite. Neste segundo episódio, as sensações se intensificam à maneira de um documentário de ficção de terror’ escreve a curadora Violeta Mansilla, do UV Studio.

Scroll to Top